builderall

As últimas semanas do ano estão chegando e você provavelmente já tem vários encontros e reuniões com sua família, amigos e pessoas queridas. Embora essa temporada seja uma oportunidade para compartilhar momentos especiais, o consumo de certos alimentos em maior quantidade pode gerar um impacto indesejado na balança.


O ganho de peso durante as celebrações pode persistir ao longo do tempo, impactando a saúde e afetando aspectos como a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue, além de elevar o risco de doenças cardiovasculares.


Por isso, é recomendável estar atento às nossas escolhas alimentares durante as festas e optar por alimentos que promovam a saúde a longo prazo. A seguir, seguem cinco alimentos que são recomendados incluir e cinco alimentos que precisam ser consumidos com moderação nas celebrações de fim de ano.


APOSTE NESSES ALIMENTOS:

1. Frutas frescas: São ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. Ajudam a apoiar a saúde digestiva, controlar o apetite e manter o sistema imunológico forte.

2. Verduras de folhas verdes: Espinafre, acelga e rúcula são excelentes fontes de fibras e micronutrientes que contribuem para a saúde digestiva e equilibram refeições mais pesadas. Além disso, têm poucas calorias e proporcionam bastante saciedade.

3. Oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs): São ricas em gorduras saudáveis e proteínas. Consumidas com moderação, ajudam a manter a saciedade por mais tempo e são benéficas para a saúde cardiovascular.

4. Peixes gordurosos (salmão, atum): Contêm ácidos graxos ômega-3, essenciais para a saúde do coração e do cérebro. Incluir esses alimentos ajuda a equilibrar as refeições típicas mais gordurosas da temporada.

5. Bebidas à base de chá verde e guaraná: Ajudam a aumentar a energia e o ânimo, promovendo um estado mais ativo. São uma ótima alternativa ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.


CONSUMA ESSES COM MODERAÇÃO:

1. Snacks e petiscos: Batatas fritas, salgadinhos industrializados e alimentos com alto teor de açúcar e gordura geralmente contêm aditivos que estimulam o consumo excessivo. Esses alimentos contribuem para o ganho de peso e o desenvolvimento de problemas metabólicos quando consumidos em excesso.

2. Bebidas açucaradas e alcoólicas: Fornecem calorias ?vazias? que podem se acumular como gordura corporal. Além disso, o álcool interfere no metabolismo de gorduras e açúcares, uma vez que o corpo prioriza sua metabolização a fim de eliminá-lo, prejudicando o processo de perda de peso.

3. Carnes processadas: Embutidos e salsichas contêm altos níveis de sódio e gorduras saturadas, o que aumenta o risco de hipertensão e doenças cardíacas.

4. Doces e sobremesas refinadas: Biscoitos, bolos e outras sobremesas geralmente são ricos em açúcares e gorduras não saudáveis, contribuindo para o aumento de peso quando consumidos em excesso.

5. Frituras: Alimentos fritos contêm grandes quantidades de gorduras prejudiciais. O consumo desse tipo de alimento pode afetar a digestão e promover o acúmulo de gordura corporal.


Fonte

Dr. Nataniel Viuniski - Médico nutrólogo. membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife.